Mudanças Exame PMP 2020

A mudança nos critérios do exame de certificação PMP® prometida para 16/12/2019 foi postergada para 01 de julho de 2020.

Neste post vamos explicamos o que vai mudar na prova, o que isso significa para um aspirante PMP® e quais devem ser os próximos passos.

Mas por que mudou?

As práticas de gerenciamento de projetos evoluem com base nas necessidades e demandas do setor, das partes interessadas, da dinâmica da economia, entre outros fatores. Assim, um gerente de projetos precisa seguir as melhores práticas para gerenciar seus projetos de forma eficaz e eficiente.

Com essa alteração, o PMI® tenta garantir que o programa da certificação PMP® reflita as melhores práticas do setor e continue relevante para todos os gerentes de projetos que desejam aprender as melhores práticas e abordagens.

E o que mudou?

Bom, basicamente o que mudou foi o Syllabus (= conteúdo do que será cobrado no exame). E foram 2 grandes alterações:

1) Os nomes de domínio mudaram

Atualmente os domínios que são cobrados no exame são os seguintes:

  1. Iniciando – 13% (26 questões)
  2. Planejamento – 24% (48 questões)
  3. Execução – 31% (62 questões)
  4. Monitoramento e Controle – 25% (50 questões)
  5. Encerramento – 7% (14 questões)

Esses domínios vão mudar (em 01/07/2020) para:

  1. Pessoas– enfatizando as habilidades e atividades associadas a liderar efetivamente uma equipe de projeto
  2. Processos– reforçando os aspectos técnicos da gestão de um projeto
  3. Ambiente de Negócios– destacando a conexão entre os projetos e a estratégia da organização

E as perguntas aparecerão nas seguintes proporções:

  • Pessoas – 42% (84 questões)
  • Processo – 50% (100 questões)
  • Ambiente de Negócios – 8% (16 questões)

E isso significa que tudo que estudei até agora não vale mais nada?

A minha recomendação agora é: NÃO entre em pânico!

E por quê? Porque o PMBOK® continua o mesmo! A principal fonte de questões continua a mesma. O que vai mudar, é a forma como as questões serão classificadas. Ou seja, ao invés de uma questão ser considerada do Domínio “Integração” ela passará a ser classificada como sendo, por exemplo, do Domínio “Pessoas”.

Além disso, cada vez mais teremos questões situacionais, o que só mostra que para obter a PMP® você precisa realmente ter experiência com projetos. (Mas isto não é novidade para nenhum candidato, não é mesmo?)

2) Novas questões sobre modelos Agile e Híbrido

E agora vem a parte mais “complicada” desta história toda. O PMI® descobriu que mais e mais projetos estão se movendo em direção ao Agile, e muitos estão adotando o meio-termo – abordagem híbrida.

Assim, cerca de 50% das perguntas no exame testarão seu conhecimento como aplicável ao ambiente do projeto Preditivo e outros 50% das questões testarão seu conhecimento em relação aos modelos Agile e Híbrido.

Obs: o Guia PMBOK® já contempla esses temas.

E o curso???

O curso já foi montado considerando que em um futuro não muito distante o modelo ágil fosse acrescentado ao exame. É por isso que temos as seções identificadas como [Complemento ÁGIL] que a partir de 01/07/2020 deverão ser estudadas obrigatoriamente.

O que faço agora?

Eu vislumbro 3 cenários:

  1. Se você marcou a sua prova de certificação por conta da data prevista anterior (16/12/2019) mantenha seus estudos e faça a prova logo de uma vez. Aproveite para passar seu ano novo comemorando a conquista da sua credencial.
  1. Se você ainda não começou a estudar, ainda há tempo. Por isso considere que para estar apto para o exame você deve reservar pelo menos 3 meses de estudo intensivo. Então, se começar agora, vai ter tempo suficiente para realizar o exame antes da mudança. Não se esqueça de considerar o tempo para a realização do Application, que costuma levar pelo menos 4 semanas para estar pronto e aprovado pelo PMI®. E obviamente, muita gente vai tentar agendar a prova antes da mudança em 01/07/2020, por isso, comece o quanto antes.
  1. E se você não se enquadra em nenhum dos itens anteriores? Não se desespere. Mais cedo ou mais tarde todos os GPs terão que aprender como funcionam os modelos ágeis e híbridos, e você sairá na frente de muito PMP® que ainda não “se atualizou”. É claro que vai ter que estudar alguns tópicos a mais, mas esse estudo será muito bem aproveitado em sua vida profissional.

Em resumo:

A partir de 01 de julho de 2020, você pode esperar o seguinte no exame PMP®:

Domínio % Questões Quantidade de questões modelo preditivo Quantidade de questões modelo ágil e híbrido Total de questões
Pessoas 42% 42 42 84
Processo 50% 50 50 100
Ambiente de negócios 8% 8 8 16
TOTAL 100% 100 100 200

Assim que tenhamos mais novidades, atualizaremos este post.

2 thoughts on “Mudanças Exame PMP 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.