Os benefícios de fazer simulados

Como anda a sua preparação para a tão sonhada certificação em Scrum? Aposto que você está estudando com afinco a teoria, fazendo exercícios, cumprindo metas e revisões, certo? E mesmo assim ainda parece que tem algo faltando.

“E agora? Como era isso mesmo?”

Aplicar no dia da prova tudo o que foi aprendido e treinado durante meses de estudo vai muito além de todas as leituras, videoaulas, exercícios e revisões. Fazer uma prova de certificação exige muito mais do que isso do aspirante. É preciso se diferenciar. Dar o último passo em direção à meta final. E neste artigo vamos mostrar como obter esse diferencial tão importante.

Acredite, uma das ações mais eficazes na sua preparação é incluir, de forma constante, a prática com exercícios SIMULADOS.

Segundo o dicionário Aurélio, um dos significados da palavra Simulado é o “de fazer crer, aparentar; é o de fazer parecer real”. E, vale ressaltar, é basicamente por meio dos simulados que temos uma noção real de como anda nossa preparação, ou seja, é através de simulados que é possível trazer a realidade da prova.

Se você já tem como hábito fazer simulados constantemente, está no caminho certo! Mas se este não é o seu caso, vamos mostrar a importância de se fazer simulados:

1. Conhecer a Empresa Certificadora. Conhecendo-a mais profundamente a prova fica bem mais familiar, fazendo com que você conheça seu estilo, quais assuntos são mais cobrados em detrimento de outros, quais as famosas “pegadinhas” e a linguagem que é utilizada. Desta forma, o simulado vem para trazer a dimensão real, ao reunir, de uma só vez, todas os temas com questões bem parecidas com as reais, na mesma quantidade, com o cronômetro contando, ou seja, simulando a prova mesmo.

2. Métodos de Estudos. Os simulados são úteis para nos direcionar em nossos estudos. Ao fazermos essa reunião de todos os temas com questões de simulados, entendemos a forma como os assuntos que estudamos são aplicados e, com isso, podemos saber se o nosso método de estudo tem sido eficaz.

3. Estratégia. Os simulados no permitem saber antecipadamente qual a melhor abordagem e qual a melhor estratégia a ser utilizada durante a prova. Após o treino, você vai saber definir por qual assunto é melhor começar, também já saberá exatamente qual o caminho a percorrer. Que questões poderá responder logo de primeira e quais marcará para uma revisão mais detalhada.

4. Treinamento e Autoavaliação. Os simulados possibilitam um treino completo. Permitem que você teste seus conhecimentos de forma geral, integral, fixando o conteúdo estudado; e com isso você pode verificar como está seu grau de aprendizagem e identificar o que ainda está gerando dúvidas e dificuldades. Além disso, os simulados permitem que façamos uma avaliação de nós mesmos. Como foi meu rendimento? Em quais tópicos preciso melhorar? Quais tópicos já estão dominados? A pontuação que fiz seria suficiente para minha aprovação?

5. Tempo. Um dos quesitos mais importantes que o simulado proporciona é permitir que possamos ter uma ideia do tempo médio que gastamos com cada questão. Como os simulados têm a função de projetar a realidade da prova, inclusive trazendo os mesmos números de questões e demais regras, você poderá estabelecer o tempo que será necessário para terminá-la sem esquecer de nada.

6. Menos Ansiedade. A ansiedade atrapalha muito o rendimento e coloca em risco a aprovação. É por isso que os simulados por já terem trazido a realidade da prova para a sua rotina de estudos, permitem que a ansiedade pelo “desconhecido” seja reduzido. Você estará bem preparado, pois já treinou o tempo médio que precisará para conclui-la, não será pego de surpresa com “pegadinhas” e já terá uma boa estratégia para responder as questões.

A maioria dos estudantes escolhe apenas estudar por livros, videoaulas, revisões e questões. Cada um sabe o que é melhor para si mesmo. Porém, mais uma vez ressaltamos que os simulados terão que ser constantes para um excelente desempenho na prova de Certificação. Isso não quer dizer que os simulados substituam os livros, as questões, as videoaulas, as revisões, os resumos etc. Na verdade, todos esses recursos devem trabalhar em conjunto se complementando.

2 thoughts on “Os benefícios de fazer simulados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.