Estudar ou não estudar no carnaval, eis a questão!

Que o carnaval é um dos feriados mais amados pelos brasileiros não há dúvida. O clima de festa é generalizado e parece impossível resistir ou à folia ou à grande oportunidade de descansar por uns dias seguidos. Mas para quem está estudando para uma prova de certificação bate a dúvida: devo mesmo estudar no carnaval? Não dá para parar um pouquinho?

Continue a leitura que vamos te aconselhar sobre isso!

Se você já está estudando há meses e a data da sua prova não está tão perto

Em primeiro lugar, saiba que curtir ou não os dias do carnaval é uma escolha que dependerá diretamente do seu contexto e sua realidade. Ou seja, a folga de estudar no carnaval dependerá do seu nível de preparação, esforço e, é claro, a data da prova.

Assim sendo, se você tem trabalhado, estudado, já fez vários simulados e a prova não está tão próxima, descanse.

Aproveite a decisão de não estudar no carnaval com sabedoria para, acima de tudo, descansar seu corpo e sua mente. Mas também vale curtir com os amigos desde que seja com responsabilidade e moderação, ok?

Quando você leva seu plano de estudos com seriedade, quatro ou cinco dias de folga não serão prejudiciais a longo prazo.

No entanto, seja sincero, reveja sua postura e verifique se, de fato, você está realmente merecendo esse descanso.

Se você estuda há pouco tempo ou a prova está logo aí.

Se você ainda está no início da sua jornada de preparação ou a data da prova está muito próxima, talvez parar de estudar no carnaval não seja uma boa ideia.

Seja lá qual for sua intenção – ir pular carnaval ou descansar – não dá para parar de estudar totalmente.

Nesse caso, quatro ou cinco dias inteiros longe dos livros poderão te prejudicar – isso quando não acontece de enforcar o resto da semana, após a quarta de cinzas (sabemos que, muitas vezes, isso acontece).

É claro que você pode tirar momentos de descanso e até ir um happy-hour, um bloquinho ou até mesmo uma festa com os amigos, afinal, ninguém é de ferro.

Mas cair na folia, abandonar completamente os estudos durante cinco dias e descuidar da saúde pode render graves consequências.

Em suma, você deve refletir sobre suas escolhas. Sabemos que pode ser difícil abrir mão dos amigos e da diversão agora. Mas, lembre-se de que outros carnavais virão – e pode ter certeza que serão mais prazerosos com você já ostentando a sua credencial!

E como estudar no carnaval com todo o clima de folia?

Se você decidiu que não vai parar de estudar, separamos alguns conselhos para que você mantenha um bom desempenho, mesmo com o clima carnavalesco:

  • Descanso: escolha no máximo um dia de folga e prefira atividades leves, sem ou com consumo moderado de bebidas alcoólicas;
  • Mude o ambiente: fuja das redes sociais e estabeleça um novo ambiente de estudos para evitar as tentações;
  • Ouça boa música para facilitar o seu foco e afastar as possíveis marchinhas de carnaval;
  • Pratique exercícios: aproveite as manhãs livres para se exercitar e ganhar energia extra!

Além disso, você deve evitar abusar das bebidas alcoólicas, para não se sentir indisposto no próximo dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.