Dicas para montar uma rotina de estudos

Mais um ano começando e você ainda não faz ideia de como colocar em prática seu projeto de certificação…neste artigo vamos te dar algumas dicas de como montar uma rotina de estudos que te ajude a conquistar a sua meta.

A diferença entre quantidade e qualidade

A primeira dica para começar a estabelecer uma rotina de estudos é saber a diferença entre quantidade e qualidade. Mergulhar em 10 horas seguidas de estudo não garante a fixação do aprendizado.

Faça sessões menores, de uma ou duas horas no máximo, e intercale com outras atividades. Isso vai fazer com que a sua cabeça descanse e tenha tempo de absorver tudo que foi lido e praticado antes de começar o processo todo novamente.

Outro fator importante é intercalar sessões de estudo de teoria com a práticas de exercícios e simulados. Só estudar a teoria envia para o cérebro uma avalanche de informações em um curto espaço de tempo que ele não terá a capacidade de armazenar. Por isso é importante intercalar teoria com exercícios práticos.

Estudar deve fazer parte da sua vida

Adquira o hábito de estudar. Não faça isso somente para a sua certificação. Se você adquirir esse hábito, estará sempre a frente de outros profissionais que ficam estagnados sem desenvolver novas habilidades.

Assim, organize uma rotina semanal, ou se possível diária, com suas sessões de estudos, preferencialmente sempre nos mesmos horários. Além disso, organize intervalos para descanso nos quais você pode tomar um lanche ou dar uma caminhada.

Obviamente, separe um tempo para a diversão. Nem que seja uma noite por semana só para ficar assistindo à Netflix ou jogando vídeo game. O importante é ter uma rotina que não esteja totalmente dedicada ao trabalho e estudos. Contribua assim para sua qualidade de vida e, consequentemente, para sessões de aprendizado intensas e produtivas.

Valorize o momento de estudo

Você tem o seu local de estudos definido? Um lugar calmo, com pouco movimento de pessoas, com boa iluminação e uma cadeira confortável? Organize um local propício para estudar, que não traga distrações ou desconforto e faça com que você se dedique integralmente aos estudos.

Na hora de estudar, deixe o celular em outro cômodo da casa. Estudos mostram que só o fato dele estar perto já tira 15% de sua concentração. Sessões de estudos menores e mais produtivas só funcionam com dedicação total, por isso, valorize seu momento de estudo, crie um local convidativo e que favoreça sua concentração e faça um planejamento pessoal para que sua cabeça esteja totalmente voltada à sua meta.

Dois métodos eficientes de estudo

Existem dois métodos que podem ajudar você a ter melhores resultados:

A curva do esquecimento foi criada para fixar de vez o aprendizado após os estudos e por muito tempo depois disso. A técnica baseia-se em revisões periódicas do conteúdo estudado, a primeira um dia depois da sessão de estudos, a segunda uma semana depois e a terceira e definitiva um mês depois. O objetivo do processo é que o conteúdo estudado seja assimilado de vez e por um longo tempo.

Outro método eficiente que pode ajudar você é a Técnica Pomodoro, que tem como objetivo melhorar a capacidade de concentração. Seu conceito passa por sessões de estudo sem nenhuma interrupção, intercalados por momentos de descanso. Nela, você estuda 30 minutos sem parar, divididos em 15 minutos para a leitura da teoria e 15 minutos de exercícios ou revisão. Feita a sessão intensa, pare por 7 minutos e descanse. Após o tempo de descanso, repita o procedimento.

Estes dois métodos facilitam o aprendizado e ajudam você a organizar os estudos de maneira mais eficiente e produtiva.

Você pode escolher outros métodos de estudo e até mesmo montar um esquema próprio, baseado no seu jeito de aprender. O que importa é ter um bom planejamento de estudos, rotinas bem estabelecidas e principalmente a dedicação para cumprir todos os passos à risca.

O estudo precisa ser uma tarefa regular como qualquer outra, como a alimentação e diversão. Com as sessões incorporadas no cotidiano, estudar se torna um processo natural e essa rotina será importante não só para a conquista da sua certificação, como também para toda a sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.