Qualidade de vida no trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho está diretamente ligada ao nível de satisfação de cada profissional com sua carreira. O conceito principal poderia ser: quem gosta da carreira, gosta do trabalho, é feliz e tem uma alta qualidade de vida em eu trabalho. Quem não está neste conceito, é infeliz.
 

Mas o problema da Qualidade de Vida no Trabalho não depende unicamente do profissional. Alguns fatores dentro da empresa também propiciam a melhora do QVT, que está se tornando uma preocupação dos responsáveis pela área de recursos humanos, verificando as condições mais adequadas para que um trabalho seja bem realizado, trazendo a satisfação ao profissional que o executou e elevando o nível de QVT.

A análise da Qualidade de Vida no Trabalho busca assimilar duas posições que se mostraram antagônicas até bem pouco tempo atrás, mas que devem convergir para que haja um nivelamento entre ambas: de um lado, a reivindicação de colaboradores quanto ao próprio bem estar e satisfação e, de outro, o interesse das empresas quanto aos efeitos potenciais da QVT sobre a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços.

Um dos pontos básicos para a melhoria do nível de QVT é a otimização do capital humano, para as empresas preocupadas com a gestão de qualidade total, e se torna fundamental para o conceito geral que a empresa acaba conseguindo junto à comunidade e a sociedade em geral.

A Qualidade de Vida no Trabalho aplicada às organizações

Quando nos referimos à QVT para um profissional, podemos também estabelecer que ele pode estar satisfeito com a carreira, mas não está satisfeito com o local em que está trabalhando. Cada profissional tem um nível diferente de necessidades, quanto se fala em carreira, e o QVT é determinado pelo atendimento dessas necessidades.

Alguns profissionais se contentam com um emprego onde ganham salários irrisórios, que pagam as contas mensais e consideram isso o máximo, enquanto outros consideram insatisfatório. Desta maneira, os conceitos variam de pessoa para pessoa, da mesma maneira que a Qualidade de Vida pessoal.

No entanto, de uma maneira geral, quando a empresa propicia alguns benefícios a todos os empregados, indiscriminadamente, isso torna o ambiente mais agradável, fazendo com que todos atinjam um nível em que consideram o trabalho atraente e a empresa um bom local para desempenhar suas atividades. Isso aumenta de maneira geral o nível de QVT.

Como melhorar o nível de Qualidade de Vida no Trabalho

Mesmo com os conceitos tão variáveis, é necessário se pensar em fatores mínimos para manter um nível de QVT entre os empregados, como os referentes aos cuidados com a saúde, tanto do trabalhador quanto da família, à alimentação e transporte, por exemplo.

Outros fatores precisam ser mais específicos para o desenvolvimento da carreira, como por exemplo o tratamento dado aos colaboradores durante a jornada de trabalho, ou o desconforto enfrentado durante a execução das tarefas, ou a possibilidade de crescimento dentro da empresa, com modelos já estabelecidos por outros que conseguiram alçar postos mais avançados.

Para o colaborador, é essencial que o modelo apresentado pela empresa mostre-lhe que existem possibilidades de crescimento, e isso fará com que sinta-se útil, fazendo qualquer tarefa, seja agradável ou não. A valorização do colaborador é um dos pontos fundamentais para manter o nível de QVT.

Assim, podemos listar os principais itens que efetivamente proporcionam uma elevação no nível de Qualidade de Vida no Trabalho, e isso independente da atividade exercida ou da empresa onde o profissional está trabalhando:

  • Satisfação com as atividades executadas;
  • Possibilidades de ascenção na empresa;
  • Reconhecimento pelo trabalho executado;
  • Salário e benefícios oferecidos pela empresa;
  • Relacionamento humano dentro da empresa;
  • Ambiente físico e psicológico do trabalho;
  • Liberdade para decidir e agir;
  • Possibilidade de participar das ações empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *