Aplicativos para GTD (Getting Things Done)

A utilização do Getting Things Done, o GTD, é o grande passo para a organização e para o incremento da produtividade na vida de qualquer pessoa. Importa saber que o GTD é uma ferramenta de uso pessoal, que deve ser aplicada no dia a dia, e não uma ferramenta para planejamento empresarial, que demanda muito mais participação e muito mais acessórios, envolvendo diversos departamentos e profissionais.

FerramentasO GTD é, sim, uma ferramenta de organização e produtividade que deve ser implementada na empresa, envolvendo todos os profissionais e melhorando, a partir de cada profissional, a produtividade empresarial.

O conceito de equipe e de trabalho conjunto, envolvendo os interesses do grupo e eliminando o caráter pessoal é que faz com que tudo possa dar bons resultados. Para implementar na equipe o espírito de conjunto, no entanto, é preciso que haja sintonia e receptividade às novas ideias. O GTD é uma das ferramentas que pode alavancar não só a vida pessoal como também o conjunto, ou seja, as pessoas que integram uma equipe.

Para a aplicação do GTD não é preciso mais estar com um bloco de notas e uma caneta, anotando tudo o que seja necessário fazer e esquecendo-se daquilo enquanto não chegar sua hora. A internet, na trilha da busca de melhoria pessoal e profissional, já possui alguns sites e aplicativos que podem gerar a calma necessária para a realização da tarefa do momento, deixando os momentos seguintes para as próximas tarefas, facilitando assim a concentração no trabalho que está sendo realizado.

Conheça algumas dessas ferramentas e suas facilidades:

1.     Remember the Milk

O site Remember the Milk (http://www.rememberthemilk.com/) é um dos bons aplicativos para implementação do GTD. Inscrevendo-se gratuitamente, você tem acesso a algumas facilidades para organizar suas tarefas do dia a dia, enquanto o aplicativo acompanha essas tarefas.

No Remember the Milk você começa trabalhando com até 5 listas, tendo uma lista padrão quando entra no site. Sua conta apresenta a Caixa de Entrada, Pessoal, Trabalho, Estudo, Enviado. O site funciona basicamente como um e-mail, mas em vez de e-mails, você irá receber tarefas.

Através do Remember the Milk, você também pode enviar tarefas para outros usuários, acompanhando essas tarefas e recebendo o que foi realizado. O site oferece uma série de configurações para que, tanto você quanto os companheiros de trabalho envolvidos e conectados, possam ajustar a forma de trabalho. Basicamente, é um bloco de notas inteligente, da maneira que você precisa para buscar sua concentração e aumentar sua produtividade.

2.     Toodledo

Outro site que lhe oferece as ferramentas de acompanhamento de tarefas é o Toodledo (http://www.toodledo.com/). Funcionamento basicamente da mesma maneira que o Remember the Milk, o Toodledo acrescenta alguns detalhes que são básicos, mas importantes para entender o funcionamento da plataforma: os vídeos em tutoriais, onde você aprende a adicionar, editar, organizar e completar tarefas.

Da mesma forma que o Remember the Milk, o Toodledo também lhe oferece ferramentas para configurar a conta, trocando experiências e tarefas com outros usuários, otimizando a realização de tudo o que precisa fazer no seu dia a dia.

3.     Evernote

Entre os aplicativos, o Evernote (https://www.evernote.com/) pode ser o mais interessante. Além de um layout fácil e leve, o site é totalmente em português, inclusive quando se trata de buscar ajuda para entender o seu funcionamento.

A maior vantagem do Evernote é poder baixar o arquivo executável para acompanhar as tarefas, mesmo quando o usuário estiver offline. Assim, em qualquer momento e em qualquer lugar, mesmo onde não haja internet, você tem a possibilidade de parar no momento de análise para saber o que foi realizado e o que ainda está pendente.

Quando você se conecta, o aplicativo automaticamente atualiza todas as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *